Bíblia em um ano:
Louve o Senhor […] Ele enche minha vida de coisas boas. Salmo103:1,5
Escritura de hoje:
O psiquiatra Robert Coles observou um padrão nos que se esgotam enquanto servem aos outros. O primeiro sinal de alerta é o cansaço, depois o cinismo sobre as coisas que nunca melhoram, e então a amargura, o desespero, a depressão e, finalmente, o esgotamento.
Após escrever um livro sobre a recuperação depois dos sonhos desfeitos, fiz uma movimentada turnê de palestras. Foi gratificante ajudar as pessoas a encontrarem a esperança após a frustração, mas teve um custo. Um dia, prestes a subir no palco, pensei que ia desmaiar. Eu não tinha dormido bem, as férias tinham sido curtas e pensar em ouvir os problemas dos outros me apavorava. Eu estava seguindo o padrão de Coles.
As Escrituras dão duas estratégias para vencer o esgotamento. Em Isaías 40, a alma cansada que espera no Senhor se renova (vv.29-31). Eu precisava descansar em Deus e confiar nele para trabalhar, em vez de continuar com minha própria minguada força. O Salmo 103 diz que Deus nos renova e satisfaz nossos desejos com coisas boas (v.5). Embora isso inclua perdão e redenção (vv.3,4), Ele também provê a alegria e o prazer. Quando reformulei minha agenda e incluí mais oração, descanso e hobbies como a fotografia, comecei a me sentir saudável novamente.
O esgotamento começa com o cansaço. Vamos mais devagar. Servimos melhor aos outros quando a nossa vida inclui adoração e descanso.
Por: Sheridan Voysey
Refletir & Orar
Quais fardos você precisa entregar a Deus?
Amoroso Deus, quero renovar as minhas forças como a águia o faz. Eu confio em Tua orientação.
Nenhum comentário